Atlas Lipicast

Atlas Lipicast - Células tronco mesenquimais e o enxerto ósseo secundário em fenda lábio palatina

Listen on

Episode notes

As pesquisas sobre células tronco mesenquimais vão mudar a realidade dos enxertos ósseos em fenda labial e palatina.

Defeitos ósseos ocorrem em quase todas as pessoas com fissura labiopalatina (FLP). A correção cirúrgica desses defeitos é um processo complexo e delicado. Vários métodos têm sido usados para fechar o espaço ósseo da FLP, incluindo enxertos ósseos autólogos, enxertos ósseos de osso liofilizado e combinações desses métodos. 

No entanto, o uso de enxertos ósseos tem sempre o limite da dificuldade em obter osso de qualidade suficiente do próprio corpo do paciente. Consequentemente, pesquisadores de todo o mundo vêm investigando a possibilidade de usar células-tronco mesenquimais (MSCs) para obter biomateriais capazes de corrigir defeitos de FLP. As MSCs são células adultas encontradas no tecido conjuntivo. Os estudos clínicos relataram excelentes resultados no tratamento de defeitos de FLP com MSCs. 

Com base em estudos em animais e estudos clínicos em MSCs, elas podem ser usadas com sucesso para tratar FLPs com defeitos ósseos. Todavia, mais pesquisas são necessárias antes que a terapia com CTM possa se tornar uma realidade cotidiana para pacientes com FLP. O uso da biotecnologia na cirurgia revolucionará a forma como os pacientes com FLP são tratados, reparando suas fissuras de maneira muito mais rápida e menos dolorosa.


Para conhecer o Portal Atlas Lipicast: https://linktr.ee/atlaslipicast

Assina e marca as notificações: https://www.youtube.com/c/RowneyFurfuro

Vem participar do Projecto de Auto-exame da Fenda Lábio Palatina.

Clica em: https://toquenoceudaboca.com