Entre em Si

Entre em Si #075 - Simplesmente Mulher: revisitando o feminino duas décadas depois

Listen on

Episode notes

Chegando novamente o famoso 8 de março, Dia Internacional da Mulher, consagrado às conquistas femininas, pela ONU, desde 1975.

Realmente foram muitas, desde paridade salarial, direito a atuar nas mais variadas profissões e modalidades esportivas, divisão de tarefas domésticas, incluindo a educação e cuidados dos filhos, cargos importantes no cenário político, etc., etc., etc.

Já se vão quase 20 anos do meu Jubileu de prata profissional, quando, então, resolvi escrever um livro comemorativo à data. Assim surgiu Mulher de Verdade, com temas relativos a esse ser tão misterioso e mágico, como se fosse um álbum de recortes de revistas femininas, pjuntando aquelas matérias que a gente adorava colecionar sobre autoestima, relacionamentos, saúde e prazer de viver.

Isso se deu em 2003, e aproveitei para homenagear minhas amigas, em geral mulheres fabulosas quase nunca reverenciadas, cujos feitos eram basicamente ignorados ou tratados como mero cumprimento do dever. Aquelas mulheres cuja fama não ultrapassava as fronteiras de seus lares ou escritórios, que não tinham a oportunidade de serem glamourizadas nem endeusadas publicamente.

E mesmo sem ter o aparato disponível às deusas: maquiador, cabeleireiro, nutricionista, personal trainner, consultor de moda, éramos comparadas a elas, como se tivéssemos o dever de estar o tempo todo maravilhosas!

Os anos passaram e hoje, com um celular na mão e domínio mínimo de redes sociais e aplicativos, qualquer mulher pode se tornar influencer e escalar o caminho das deusas... Penso que isso não melhorou muito as coisas para o nosso lado, apenas aumentou nossa responsabilidade em relação a essa absurda comparação entre mulheres de verdade e deusas...

Como os temas tratados no livro eram, conforme afirmei na apresentação do mesmo, “figurinhas de almanaque”, muitos são atemporais e alguns até foram apresentados como episódios deste podcast, cuja relação apresentamos a seguir, a quem interessar possa. Então, vamos lá!

- Episódio #035 - Do jeito que a gente gosta: orgasmo é direito adquirido e não dever a ser cumprido 

- Episódio #036 - Quem tem medo das mulheres? Encarando a competitividde masculina... e a feminina!

- Episódio #037 - Sem lenço, sem documento: casamento sem contrato, isso funciona?

- Episódio #038 - Uma segunda chance: refazendo-se de um antigo relacionamento

- Episódio #045 - Carta aberta às nossas filhas: duas ou tr~es coisas que eu diria a uma filha adolescente sobre a primeira vez

- Episódio #053 - Cuide-se bem: você, mais bonita e mais feliz

- Episódio #054 - Espelho meu: seu corpo, morada sagrada

- Episódio #055 - Aqueles dias:TPM, mau humor e outras esquisitices

- Episódio #061  - Mamãe, quero ser top model: sobre anorexia, bulimia e outras tolices 

Divirta-se, maratone.

Comemore o nosso dia reverenciando nossas antepassadas com uma atividade antes consignada às mulheres, como cozinhar, cuidar de uma flor, tomar um banho de cheiro. Honra, glória e poder ao Feminino, inspirado sempre pela beleza e bondade da Inteligência Superior...

#diainternacionaldamulher #feminino # feminismo #feminista #sagradofeminino #saudedamulher

--- Send in a voice message: https://anchor.fm/entreemsi/message