Vitamina P

O que muda na alimentação durante a gravidez? “Comer por dois é diferente de comer para dois”

Listen on

Episode notes

Qual é a origem dos inúmeros conselhos que chegam às mulheres na altura da gravidez? Porque é que não se deve beber vinho? É preciso evitar nozes e leite quando estamos a amamentar? Pode-se continuar a beber café? Para nos orientar, convidámos a nutricionista Maria Inês Antunes, autora do livro “Comer para dois”, editado pela Nascente. “Comermos por dois é diferente de comermos para dois. Comermos por dois significa comermos uma quantidade duplicada daquilo que fazemos, comer para dois é nutrirmo-nos para dois”, começa por explicar a nutricionista. 

Dietas para redução de peso, sublinha a nutricionista, não devem entrar na equação. “Não se deve ter aquela ideia de ‘vou fazer uma dieta na gravidez para não aumentar muito o peso e vou aproveitar’. Não devem ser feitas dietas na gravidez”, diz Maria Inês Antunes, autora do podcast À Prova, que junta conversas sobre comida, saúde e cultura.. “A não ser que a dieta seja ingerir, equilibradamente, todos os alimentos, que é assim que a dieta deverá ser.” 

Neste episódio do Vitamina P, falamos sobre como o exercício afecta o stress. Há estudos que mostram que exercício físico muito intenso promove a libertação do cortisol, uma hormona associada a períodos de stress. No entanto, isto não é motivo para evitar a actividade física durante períodos de maior ansiedade. Explicamos o processo. 

Subscreva o Vitamina P na Apple Podcasts, Spotify, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts. Conheça os podcasts do PÚBLICO em www.publico.pt/podcasts. 

Produção: Aline Flor (PÚBLICO) / Música: Rhythm Scott, Dan Zeitune, Curtis Cole (Artlist.io)